Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDA/H)
O TDA/H é um transtorno neurobiológico, caracterizado por um padrão persistente de falta de atenção, inquietação e impulsividade.
Os principais sintomas de TDA/H são:
Desatenção, que pode se manifestar das seguintes maneiras: não reparar detalhes, dificuldade de se concentrar, não corresponder prontamente aos comandos, demonstrar que não escuta, não terminar as tarefas no tempo proposto, dificuldade para se organizar, resistir às tarefas que exigem atividade mental prolongada, perder ou esquecer coisas com frequência, distrair-se facilmente, distrair-se facilmente por estímulos do ambiente ou com seus próprios pensamentos.
O esquecimento é uma das principais queixas dos pais, pois as crianças “esquecem” o material escolar, os recados, o que estudaram para a prova, entre outros.
Hiperatividade e impulsividade: agitação, inquietação, movimentação constante, fala excessiva e compulsiva – não esperar a vez de falar, não lê a pergunta até o final e já responde, age sem pensar, dificuldade em se organizar e planejar o que precisa. Seu desempenho escolar parece inferior ao esperado para a sua capacidade intelectual, embora seja comum que os desafios escolares estejam mais ligados ao comportamento do que aoaprendizado.
Estes sintomas quando persistentes, sendo comuns em múltiplos ambientes e resultando em dificuldades de desempenho social, educacional e profissional são sinais de alerta e devem ser investigados. Ressalta-se que a manifestação destes sintomas de maneira isolada e sem ser de forma pontual não consiste no Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade.
O TDA/H deve ser acompanhado de forma múltipla, envolvendo diferentes profissionais para o trabalho interdisciplinar: Psicopedagogo, Fonoaudiólogo (quando houver transtornos de fala e ou de escrita), Psicólogo, entre outros.