A Dislexia é um transtorno específico de aprendizagem, de origem neurobiológica.
Em geral, crianças e adolescentes com dislexia apresentam dificuldades no processo de leitura e escrita, com limitações ao tentar associar as letras aos seus respectivos sons.
Quem apresenta dislexia sofre prejuízos importantes no processo de aprendizagem, o que causa angústia, frustração e baixa autoestima.
Alguns sinais da dislexia na idade escolar:
- Lentidão na aprendizagem, principalmente no momento da alfabetização;
- Dificuldade com rimas;
- Dificuldade de concentração;
- Desinteresse por livros ou leitura de uma forma geral;
- Resistência em ir para a escola;
- Desorganização
Na Leitura
Dificuldade em decodificar as letras e palavras; Atraso na aquisição da habilidade de leitura;
Leitura oral mais lenta, “travada” ou com erros; Dificuldades de compreensão do que está sendo lido; Muita resistência na hora de realizar a tarefa escolar; Adivinhar palavras ou ler palavras de forma errada; Não querer ler em voz alta na frente dos colegas.
Na Escrita
Dificuldade de lembrar o traçado das letras;
Trocas de letras nas palavras, mesmo nas mais frequentes; Letra feia ou resistência em escrever;
Palavras com sílabas invertidas ou palavras em que faltam letras ou silabas; Dificuldade e resistência na produção de frases e textos;
Respostas orais mais completas do que as respostas por escrito.
Caso perceba alguns destes sinais, procure um profissional da Fonoaudiologia ou Psicopedagogia para realização de uma Avaliação Interdisciplinar (critério internacional no diagnóstico da Dislexia) para confirmação diagnóstica ou possível identificação de comorbidades (transtornos que podem ocorrer “junto” com a Dislexia) e diagnósticos diferenciais (outras dificuldades ou transtornos que possam estar interferindo no processo de aprendizagem escolar).