A Discalculia é um transtorno específico de aprendizagem, caracterizado pela dificuldade em compreender e manipular números e símbolos matemáticos. Uma criança com discalculia pode apresentar dificuldades no processamento de informações numéricas, na aprendizagem de fatos aritméticos e na realização de cálculos precisos ou fluentes.
A dificuldade está centrada ao redor da habilidade para interpretar símbolos numéricos e operações aritméticas como adição, subtração, multiplicação e divisão. Uma criança com discalculia confundirá números e signos, apresentando dificuldades em fazer cálculos mentais ou trabalhar com ideias abstratas. Essas crianças têm dificuldade para realizar exercícios ou o dever de casa.
A definição de discalculia é a disfunção de conexões neurais que processam a linguagem numérica, dificultando a aquisição e processamento de informação numérica.
Quanto antes seja possível oferecer a essas crianças as ferramentas de tratamento necessárias para ajudá-las a se adaptar à escola, elas terão mais probabilidades de melhorar seus recursos mentais e estratégias de aprendizagem.