Dificuldades – Processo de Alfabetização
A Alfabetização consiste no desenvolvimento do domínio do código alfabético, ou seja, usar conhecimentos sobre as correspondências entre fonemas e grafemas. Segundo a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), a alfabetização envolve as seguintes competências: conhecimento do alfabeto e a mecânica da escrita/leitura; codificação e decodificação dos sons da língua portuguesa em grafemas ou letras e o desenvolvimento da consciência fonológica e da organização dos fonemas em segmentos sonoros maiores: sílabas e palavras.
As dificuldades apresentadas durante o Processo de Alfabetização podem ocorrer devido ao não desenvolvimento de competências que, geralmente, são desenvolvidas durante a primeira infância: habilidades sensoriais, motoras, de linguagem (compreensão oral, consciência fonológica e expressão verbal), de memória e atenção, que são fundamentais para promover a aprendizagem da leitura e da escrita, minimizando as possíveis dificuldades no início da fase escolar.
A Avaliação Psicopedagógica para crianças ou adolescentes que apresentam dificuldades durante o processo de alfabetização tem como foco a identificação das habilidades que foram desenvolvidas ou não, de modo a planejar estratégias e intervenções que propiciem a aquisição da aprendizagem da leitura e da escrita.