Nos dias atuais, a Matemática comporta um amplo campo de relações, regularidades e coerências que despertam a curiosidade de instigar, a capacidade de generalizar, projetar, prever e abstrair, favorecendo a estruturação do pensamento e o desenvolvimento do raciocínio lógico.
Essas potencialidades dos conhecimentos matemáticos devem ser exploradas de forma ampla desde a primeira infância, uma vez que a matemática faz parte da vida de todos nós e se faz presente nas experiências mais simples como o contar, comprar e operar sobre as quantidades.
As dificuldades de aprendizagem em matemática exercem um impacto negativo na vida escolar das crianças e adolescentes, desencadeando baixa autoestima, insegurança, ansiedade e baixo rendimento escolar.
A Avaliação Psicopedagógica tem como objetivo analisar o desenvolvimento das habilidades matemáticas, identificando quais competências foram adquiridas pela criança ou adolescente, relacionando-as com a idade e grau de escolaridade.
Principais habilidades avaliadas:
Processamento Numérico: compreensão e produção de símbolos e números; leitura, escrita e contagem de números; recuperação de fatos numéricos.
Cálculo: processamento dos símbolos matemáticos (regras, estratégias); execução de cálculos.
As Intervenções Psicopedagógicas visam estratégias que possibilitem a compreensão lógica com autonomia, de maneira significativa e adequada, não se restringindo somente ao uso de cálculos.