A alfabetização é uma forma de se apropriar das funções sociais da escrita. De acordo com Emilia Ferreiro e Ana Teberosky (1989), a criança passa por um processo de aquisição da escrita baseado em cinco níveis de hipóteses: pré-silábica, intermediário, hipótese silábica, hipótese silábico-alfabética e hipótese alfabética.
A Avaliação Psicopedagógica tem como objetivo identificar qual a dificuldade específica da criança. Nesse processo, devem ser consideradas as hipóteses alfabéticas e o desenvolvimento das mesmas, de acordo com cada faixa etária, de modo a verificar quais habilidades precisam ser desenvolvidas para que ocorra a aquisição da escrita.
Na avaliação das dificuldades de escrita são analisadas as seguintes habilidades:
Ortografia ou Codificação Gráfica – se refere à codificação de fonemas em grafemas, a partir do uso competente das regras fonológicas e ortográficas;
Grafia ou Caligrafia (Aspectos Psicomotores) – envolve uma das habilidades de coordenação motora fina, podendo compreender aspectos como a proporção de tamanho das letras, uniformidade de espaço entre elas e uniformidade de inclinação, bem como a fluência.
Composição ou Produção Textual – elaboração de notas, narrativas e dissertações. A produção tem como etapas o planejamento da expressão do raciocínio linguístico, a iniciação de engajamento para execução, a alternância em um conjunto de respostas, envolvendo a codificação fonológica e ortográfica.