Avaliação Psicopedagógica

O Diagnóstico Clínico tem como objetivo identificar as causas das dificuldades ou transtornos de aprendizagem. É um processo pelo qual se percebe e caracteriza sintomas, necessidades, habilidades e competências, de modo a definir estratégias de intervenções adequadas. O diagnóstico excede provas e testes, contemplando diferentes técnicas avaliativas, além do trabalho de investigação, análise e síntese de dados úteis para a orientação de cada caso. O diagnóstico é fundamental no trabalho clínico, sendo um processo de coleta e análise de dados e informações relevantes no contexto de ensino e aprendizagem, permitindo uma investigação cuidadosa em relação às queixas apresentadas.

A Avaliação Psicopedagógica é indicada quando crianças ou adolescentes apresentam sintomas de dificuldades de aprendizagem (alfabetização, leitura, escrita, compreensão, matemática) ou transtornos de aprendizagem (dislexia, disgrafia, disortografia, discalculia), incluindo alterações que possam ser decorrentes do Transtorno de Déficit de Atenção e Aprendizagem (TDAH).

A partir desse mapeamento, estratégias promotoras de leitura, de escrita, de raciocínio quantitativo e de cálculos poderão ser mais efetivamente selecionadas e aplicadas no contexto clínico e educacional, tornando o desenvolvimento da criança e do adolescente mais bem-sucedido, além de diminuir o impacto de dificuldades ou trantornos específicos de aprendizagem em seu cotidiano.

O Processo de Atendimento inclui Entrevista com a Família – Anamnese e Acordos Contratuais; Entrevista com a criança ou adolescente; Sessões lúdicas centradas na aprendizagem com instrumentos escolhidos pelo psicopedagogo, de acordo com as necessidades; Aplicação de provas e testes; Contato com outros técnicos – Trabalho Interdisciplinar; Devolutiva e encaminhamento. O número de sessões varia conforme as especificidades de cada caso. Os dados da avaliação serão apresentados aos Responsáveis através do Relatório Psicopedagógico, em parceria com demais profissionais, quando necessário.

Para o Fechamento do Diagnóstico devem ser consideradas as avaliações complementares de outros especialistas: fonoaudiólogo, psicólogo, neuropsicólogo, neurologista ou psiquiatra. A partir daí, ocorre a intervenção psicopedagógica baseada nos resultados da avaliação, de modo que as ações para o desenvolvimento das habilidades deficitárias sejam efetivas.